Neuroética é o tema da nova aula do PEC
03/12/2010
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Prezado associado,

O Programa de Educação Continuada (PEC) da Associação Brasileira de Psiquiatria acaba de colocar à sua disposição a aula “Dilemas da Neuroética e o futuro da neurociência”. A explanação é conduzida pelo professor de Neurociência do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Instituto Nacional de Neurociência Translacional do Ministério de Ciência e Tecnologia, Roberto Lent.

O módulo tem como objetivo principal levantar uma série de questões atualmente pouco discutidas pelos profissionais da área, reunidas em uma disciplina intitulada Neuroética – o campo da bioética que avalia os meios de intervenção cerebral sobre pacientes e pessoas normais.

Entre os assuntos abordados pelo especialista, está o famoso Frankenstein, que carrega consigo a ideia de recriação da vida, não só do corpo humano, mas também da modificação do cérebro e do controle da mente. Percorrendo os temas de um ponto de vista ético, Lent também fala sobre o principal dilema da neurotecnologia: seu uso para o aprimoramento de indivíduos normais.

Após o curso, uma prova com dez questões de múltipla escolha avalia o aproveitamento do usuário. Os resultados e certificados serão oferecidos com segurança, instantaneamente após a avaliação.

Acesse essa nova aula e as outras 60 aulas disponíveis no site www.pec-abp.org.br.