Estudo inédito constata acesso limitado aos serviços públicos

 

Pesquisa ABP-Datafolha ouviu psiquiatras e população
                                                                                                   
O serviço de assistência pública em saúde mental é limitado e de difícil acesso no Brasil. Esse é o resultado da pesquisa encomendada pela ABP ao Instituto Datafolha, que entrevistou médicos psiquiatras e também representantes das diferentes classes sociais da população.
O estudo foi divulgado ontem (25), durante o XXIV CBP, pelo presidente da ABP, Dr. Josimar França, pelo coordenador do Departamento de Epidemiologia Psiquiátrica da ABP, Dr. Sergio Andreoli, e pela gerente de pesquisas do Instituto Datafolha, Marlene Truk.
Foram ouvidos 207 profissionais e 2267 pessoas acima dos 16 anos. O Datafolha entrevistou os médicos por telefone e a comunidade através do sistema Intercept, de abordagem em locais públicos de circulação.
Números - Entre os médicos, 84% consideraram que os serviços na sua região são limitados e não atendem às necessidades dos moradores.
Na população – 9% dos entrevistados informaram que ele próprio ou algum familiar sofreu de transtorno mental nos últimos 12 meses.
Dos pacientes que precisaram de assistência, 72% dirigiram-se ao setor público. Entre os que foram atendidos (92%), mais da metade considerou o acesso ao serviço difícil. Já entre os que utilizaram a rede privada, ou associados de planos de saúde, mais de 80% informaram que houve facilidade de acesso. “Esses números demonstram que a qualidade dos serviços públicos não é a adequada, além disso, a análise indica que pode haver uma tendência de ‘privatização’ da saúde mental”, revela França.
A pesquisa ABP - Datafolha também mostrou que houve uma migração da oferta dos serviços em hospitais para os serviços comunitários de saúde. Esse é um dado que provoca discussão no setor. “Somos favoráveis à ampliação do atendimento extra-hospitalar. No entanto, consideramos que essa migração está sendo feita de maneira precipitada e com critérios equivocados”, conclui o presidente da ABP.
Pioneirismo - O estudo é inédito no setor de psiquiatria, que ainda não contava com números tão abrangentes sobre o assunto. A pesquisa ABP – Datafolha está disponível no site www.abpbrasil.org.br/pesquisa.

 

 

 
ABP . Associação Brasileira de Psiquiatria
Telefone: +55 (21) 2199-7500
Direitos Autorais | Privacidade
Copyright © 2005-2006 ABP